10 - I taught a celebrity 

InstagramYouTubeSpotify

10 - I taught a celebrity

No outro dia de manhã, quando eu olhei a notificação de novo, eu pensei: o Gavin!

Esse é o podcast Teach Yourself Portuguese with Comprehensible Input. Episódio número dez.  This is the last episode. I know... the last episode... of this first season! Don't worry, don't worry! We're just getting started.

So if you want to be part of a Portuguese learning community, please feel free to join my brand new Discord Server right here. Link in the description!

Eu comecei a dar aulas online (ensinar português online) em dois mil e dezenove. Dois, zero, um, nove. Dois mil e dezenove. Desde dois mil e dezenove, eu já dei mais de duas mil aulas. Muitas aulas! Muitas aulas. Mas uma aula (uma aula) foi especial! Por que especial? Porque eu dei aula para um aluno famoso aqui no Brasil. Uma celebridade aqui no Brasil.

Mas calma, calma! Eu amo todos meus alunos. Calma. Essa aula foi especial por um motivo que não é "ele é famoso, celebridade". Calma! Para contar essa história com detalhes, eu dividi o pódio em três partes:

Parte número um: Quem foi meu aluno?

Parte número dois: Como foi a nossa aula?

Parte número três: Por que essa aula foi especial para mim?

Então, vamos começar!

Parte número um: Quem foi meu aluno?

Vamos começar com informações sobre a celebridade, sobre meu aluno. Mas Luan,  se ele é uma celebridade, todo mundo (eu, você, todo mundo) sabe quem ele é. Certo? Sim... mas não. Porque se você não é brasileiro eu acho (eu acho) que você não conhece o meu aluno. Por isso, primeiro nós vamos falar sobre quem ele é.

Aqui no Brasil quem estuda Inglês e usa YouTube com certeza conhece o meu aluno. O meu aluno é dos Estados Unidos então ele é estadunidense. Ele nasceu em Cleveland no estado de Ohio, mas ele mora em Fort Colins no estado do Colorado. Ele tem trinta e quatro anos de idade. Três, quatro. Então, ele é mais velho do que eu. Eu tenho trinta e um. Três, um. E ele tem trinta e quatro. Então, ele é mais velho e eu e eu sou o mais novo (ou mais jovem) que ele.

Meu aluno é alto. Ele é bem alto. Ele tem mais ou menos um metro e oitenta e dois de altura. Um, oitenta e dois. Bem alto. Eu tenho um e sessenta e nove. Então, ele é mais alto do que eu e sou mais baixo do que ele. Meu o aluno já visitou (ele já viajou para o) Brasil algumas vezes e ele ama o Brasil. Ele adora a cultura e a comida (comida) brasileira.

Ele fala português muito bem. Muito, muito bem! Sério! É assustador. Muito bem. Ele veio para o Brasil (ele visitou o Brasil) pela primeira vez em dois mil e quatorze. Dois, zero, um, quatro. Dois mil e quatorze. Por causa da Copa do Mundo. Por causa do futebol. Copa do Mundo de futebol. E ele decidiu... aprender a falar português para visitar o Brasil na Copa do Mundo. Ele é um YouTuber. Em português falamos "YouTuber" = /iwtuˈbeɾ/. Ou seja, ele tem um canal no YouTube e o canal dele tem dois milhões e meio de inscritos. Dois vírgula cinco milhões de inscritos. É muita gente! São muitos, muitos inscritos.

Ah Luan, dois milhões e meio é pouco porque o Mr. Beast tem noventa e oito milhões, o PewDiePie, ele tem cento e onze milhões de inscritos. Então, dois milhões e meio não é nada! Olha... comparando, concordo. É "pouco", mas o canal do meu aluno é um canal para aprender a falar inglês. Um canal educativo. Não é um competidor. Não está competindo diretamente com PewDiePie, por exemplo, porque é um canal educativo. Se bem que o canal do meu aluno é um canal grande porque é um canal que mistura um pouco de educação e um pouco de entretenimento. Ele ensina, mas ele também é divertido. Ele ficou famoso aqui no Brasil exatamente por isso. Então PewDiePie, Mr.Beast são canais grandes. Sim. Dentro do entretenimento, sim. Mas o meu aluno tem um canal grande dentro da categoria educação. O canal dele ensina inglês para brasileiros.

Então quem é ele? Revelação! Revelação! Quem é ele? Quem é? O nome dele é Gavin Roy.  E o canal dele se chama Small Advantages. Em português o canal dele se chama pequenas vantagens. Ou melhor, "vantagenzinhas". Ele, o Gavin, Gavin aprendeu português sozinho e criou um canal no YouTube para ajudar brasileiros a aprender inglês sozinhos. E esse cara, o Gavin, que no Brasil todo mundo chama de Guévin. Guévin, não Gavin. Guévin. Então, Guévin (agora brasileiro). Guévin foi meu aluno durante uma aula apenas. Só uma aula, mas essa aula foi muito importante para mim e para minha carreira.

E por quê? Por que foi muito importante? Antes de responder porque foi muito importante primeiro eu gostaria de contar uma pequena história sobre como foi a nossa primeira aula porque com certeza não foi a aula ideal (aula perfeita). Mas é interessante. É uma história interessante.  

Então, tópico número dois: 

Parte número dois: Como foi a nossa aula?

Eu estava dormindo. Meu celular tocou. Eu olhei a notificação: "Gavin comprou uma aula com você". "Aceitar" ou "recusar". Eu olhei... Eu estava com muito sono (eu estava com sono). Eu olhei a notificação e eu pensei: "Gavin é o nome daquele cara no YouTube. Nossa!" Eu li e pensei: "que coincidência" e eu dormi de novo porque eu estava com muito sono. 

No outro dia de manhã quando eu olhei a notificação de novo com calma com calma. Eu li e eu olhei a foto. Eu pensei: "O Gavin! O Gavin marcou aula comigo! Ele vai ser meu aluno. E aí, a ficha e caiu. Eu entendi que o Gavin ia ser meu aluno de português. Mas voltando ao tópico: "como foi a aula?" Bom, a aula foi interessante. Eu diria, interessante. Não significa boa/ruim, não. Interessante. Mas por quê? Por quê? Três motivos. Nervosismo, internet, gravação.

Nervosismo: eu fiquei muito nervoso (muito nervoso) porque eu assistia (assistia) os vídeos do Gavin. Eu assistia Small Advantages o tempo todo. eu fiquei tipo: "meu Deus, nossa". Eu tremia minha mão ficou suada,eu tive dor de barriga... loucura, né? Mas...

Dois: Internet. Quando ela começou, aconteceu uma coisa muito engraçada. Aliás, engraçada agora. No passado, quando aconteceu, não foi engraçada. Foi horrível! A internet começou a travar. Ela começou a não funcionar direito. Assim: "oi". Assim. A gente falava e às vezes congelava. Às vezes funcionava. Às vezes não funcionava. Foi um caos.

Três: gravação. É normal a internet não funcionar. Normal. Infelizmente é normal aqui no Brasil. Onde eu moro. Não funciona sempre. Não é estável. É instável. É normal. Mas nesse dia, nessa aula a internet precisava funcionar. Era muito importante. Por quê? Porque o Gavin estava fazendo uma gravação. Ele estava filmando/gravando a aula para usar a nossa conversa em um vídeo do YouTube. Então a internet precisava funcionar e ela não estava funcionando muito bem.

É, pois é! E isso nos leva ao terceiro e último tópico. Então agora você que está ouvindo, você já entendeu. 

Parte número três: Por que essa aula foi importante para mim?

Como eu disse, o Gavin estava gravando a nossa aula e ele ia usar isso em um vídeo no YouTube. Mas por que isso é especial? Primeiro (número um) eu sou fã dele. Simples assim. Segundo, o vídeo do Gavin no YouTube era sobre o italki. Eu trabalho nesse site aqui: italki. Então, ele escolheu três professores para mostrar no vídeo. Um professor de inglês. O Scott. Uma professora de Tcheco. E um professor de português: (eu)

Para as pessoas que assistem esse vídeo é como: "bons exemplos de professores no italki". E para mim isso é muito importante porque muitas pessoas assistem o Gavin e muitas pessoas assistiram esse vídeo. Então muitas pessoas começaram a fazer aula comigo por causa desse vídeo. As pessoas diziam: "eu te conheci no vídeo do Gavin". "Ah, você apareceu no vídeo do Gavin". "Eu te conheço do Small Advantages". "Você apareceu no Small Advantages". Curiosamente, muitas pessoas começaram a fazer aula de inglês comigo por causa desse vídeo. Porque elas assistiram o vídeo. Elas entraram no meu perfil no italki e elas leram que eu sou professor de português e de inglês. Provavelmente. 

Então por causa do vídeo eu comecei a ter mais alunos. É isso. Isso foi muito importante. Além da nossa aula. Além da conversa e do vídeo, o Gavin também deixou um review no meu perfil do italki. E, até hoje, o comentário do Gavin aparece no meu perfil. Então, mesmo com a internet travando, ele conseguiu! Ele usou partes da nossa aula do vídeo e eu apareci no canal dele e por causa disso eu tive novos alunos. Isso mudou a minha carreira dentro da plataforma.

Essa é a história. Mas... 

Considerações Finais:

Eu gostaria de dizer que eu não acho que ser famoso ou ser popular é a mesma coisa que ser especial. Todo mundo é igual. Todo mundo é igual. E ter inscritos ou visualizações no YouTube, não é sinônimo de ser especial. Com certeza não! Eu não penso "Ah! Um famoso! Nossa, eu quero conhecer um famoso!" "Oi, meu nome é Luan. Você é famoso!"

Eu achei legal conhecer o Gavin, ou melhor, o "Guévin", porque eu gosto muito dele. Eu admiro o trabalho dele no YouTube. Então para mim ele é uma inspiração e eu conheci uma pessoa que me inspira. Para mim isso é especial. Não foi especial porque ele é famoso. Foi especial porque eu admiro o trabalho dele. Inclusive, o Gavin é muito simpático. Muito "gente fina". "Gente fina". Português brasileiro. "Gente fina" é uma pessoa legal. "Gente fina"... Não faz sentido! Ele é muito "gente fina" como nos vídeos. Então foi muito legal conhecer o Gavin.

E agora, como sempre, eu tenho perguntas para ti. Eu gostaria de saber três coisas:

Pergunta número um: "Você já conheceu algum famoso? Como foi?"

Pergunta número dois: "Você admira alguma celebridade/alguma pessoa famosa?" Quem? E por quê?"

Pergunta número três: "Se você fosse...(hipoteticamente - hipótese) Se você fosse uma celebridade aqui no Brasil, o que você faria?

Para responder essas perguntas, comenta aqui ou entra lá no nosso Discord. Link na descrição.

Falando nisso, vocês notaram meu kimono novo? Eu tenho uma história muito boa para contar sobre esse kimono.

Para escutar essa história, clica aqui. Tchau!

If you took the time to listen to this episode and go through the transcripts in order to improve your Portuguese, parabéns!
Don't forget you can also join my community on Discord (for free) to meet fellow learners where we share interesting materials, and tips and also have friendly conversations.
You can also support what I do by buying me a cup of coffee below.
Obrigado!