You can stream the episode on Spotify!

You can also watch a "visual podcast" version of this episode.

(English subtitles available)

Use the player below to listen to the song that was used in this episode:

09 - Ordering takeout vs. cooking at home

Pedir comida ou cozinhar? Qual é melhor? O que é mais barato? Qual você prefere? Hoje a gente vai conversar sobre todas essas perguntas.

Meu nome é Luan Machado e esse é o Podcast Teach Yourself Portuguese with Comprehensible Input! pisódio número nove.

Antes da gente começar eu tenho um aviso! Aviso importante! A gente vai falar de comida. Eu vou descrever comidas. Vocês vão imaginar comidas diferentes e você, com certeza, pensar em comida.

Já comeu? Tá com fome? Se você não comeu nada eu recomendo comer alguma coisa antes desse podcast. Ou comer alguma coisa enquanto tu escuta para não ficar com fome. Minha sugestão.

Então, vai lá, prepara um chá ou um café, (um sanduíche) e vamos lá.

Quando eu morava com meus pais. Quando eu era criança ou quando eu era adolescente eu não pensava sobre esse assunto. Qual assunto? Cozinhar ou pedir comida? Eu não pensava nisso. Eu comecei a pensar sobre isso quando eu comecei a morar sozinho. Só eu.

As duas opções existem. É possível cozinhar e é possível pedir. Mas quais são as vantagens de preparar a comida em casa? Quais são as vantagens de ligar para um restaurante (ou usar um aplicativo)? Quais são as vantagens de um e quais são as vantagens de outro? E quais são as desvantagens?

Como sempre, eu dividi esse podcast em 3 partes:

Parte 1 - Comida caseira - Temperada com amor

Parte 2 - Delivery de comida - Praticidade 

Parte 3 - Qual é a melhor opção?

Vamos começar!

1 - Comida caseira - Temperada com amor

Eu vou contar uma história rápida. Uma história pequena. Quando eu morava com meus pais eu não precisava olhar o relógio pra saber que era hora de almoçar. Como assim? Quando chegava a hora do almoço (hora de comer) eu sentia o cheiro da comida. Eu sentia cheiro de comida no ar. Cheiro de comida feita em casa. Eu sentia. Gente, o cheiro do feijão feito em casa é o melhor cheiro que existe. Melhor cheiro.c O cheiro do feijão enquanto ainda está sendo feito. Enquanto está sendo preparado. Quando ele tá na panela cozinhando e fazendo o barulho “sch sch sch sch” sabe? Panela de pressão. No Brasil nós usamos panela de pressão para fazer feijão. O som é esse aqui ó *som de panela de pressão*. Uhum. Esse é o som da panela de pressão enquanto estamos fazendo feijão.

Cheiro de feijão feito em casa é um cheiro de comida. Cheiro de comida. Cheiro de feijão, obviamente. Mas tem um cheiro especial. Tem um cheiro de infância. Um cheiro de boas memórias.

Como eu disse, eu não precisava olhar para o relógio. Eu não olhava o relógio. Eu sentia o cheiro de comida e eu sabia: “hora de almoçar”. Hora do almoço. Mas como? Como isso acontecia? A comida aparecia magicamente? A comida se preparava sozinha? Por que isso acontecia?

Bom, eu era criança então eu não cozinhava. Eu não fazia comida. Quem fazia comida? Minha mãe.

A minha mãe cozinhava. E ela cozinhava muito bem.

Comida feita em casa, sempre tem um sabor especial. É um fenômeno muito interessante porque todo mundo que eu conheço concorda. 

Comida que a gente em come em casa sempre tem um sabor melhor. Comida de mãe, comida feita em casa ou, também, comida caseira. 

Comida feita em casa = comida caseira.

Até restaurantes usam isso para descrever sua comida. “Restaurante caseiro”. “Restaurante com comida caseira”. Mas o que é um restaurante de comida caseira? Casa. Restaurante. Comida de restaurante de casa?

Quando a gente come no restaurante de “comida caseira” significa que a nossa família trabalha no restaurante? Significa que a minha mãe, ou a sua mãe está na cozinha fazendo a comida do restaurante? Claro que não! 

Mas a “comida caseira” mostra que essa comida  tem sabor de comida feita em casa.

E isso é importante para esse episódio. Comida feita em casa não significa comida cara, ou comida barata, ou comida chique, ou comida difícil ou comida fácil. Não, não, não, não. Significa comida feita em casa.

Eu vou ler duas definições para “comida caseira” que encontrei na internet:

Número um: “não basta ser preparada em casa para ser caseira!” ou seja, não é suficiente prepara em casa para ser caseira - “comida caseira de verdade é aquela feita do zero, feita do nada, com ingredientes frescos e naturais de verdade – se puderem ser orgânicos, melhor ainda!” (https://pat.feldman.com.br/comida-caseira/)

Definição número dois: Comida caseira “[…] é um tipo de comida que é feita em casa e nos remete ao lar (à casa), aos momentos vividos em família e aos nossos grandes amigos”. (https://www.qgjeitinhocaseiro.com/comida-caseira-simples-beneficios-e-qualidades/)

De acordo com a definição 1, precisamos de ingredientes frescos para preparar comida caseira. Cozinhar em casa não é o suficiente. De acordo com a definição 2, a comida caseira está conectada a memórias relacionadas a família e amigos.

Para mim: “Comida caseira” é uma comida, geralmente simples, que a gente se acostuma a comer desde criança. Tu come quando é pequeno. Tu come quando é adolescente. Vira adulto e continua comendo. E isso se transforma a comida em comida caseira. Uma comida que você come em casa e isso gera uma memória.

Por exemplo, eu moro no Rio Grande do Sul, pra mim comida caseira é lasagna e panqueca. Para outras pessoas, cuscuz é comida caseira. Eu comi cuscuz pela primeira vez dois anos atrás. Eu não tenho memórias de criança , ou de adolescente sobre cuscuz. Hum… cuscuz, que memória boa. Não tenho. Eu tenho com lasanha e com panqueca.

Para mim, cuscuz é uma comida “diferente”, não é “comida caseira” porque eu não comia em casa quando eu era criança. Eu não tenho memórias sobre cuscuz de quando eu era criança.

No entanto, tem um prato, ou melhor, dois pratos no Brasil, que eu acho que todo mundo concorda que é “comida caseira”. É o clássico arroz e feijão. Todo mundo come arroz e feijão no Brasil. Eu acho que é a comida mais comum para a maioria das pessoas no Brasil. Não importa onde você mora no Brasil. Provavelmente você come arroz e feijão. 

Então podemos dizer que comida feita em casa é vista não apenas como comida mas também envolve um estilo de cozinhar (uma comida mais saudável com ingredientes frescos) e está conectada à nossa memória, à nossa cultura e ao nosso jeito de viver. Por causa disso, cozinhar é mais do que cortar um monte de ingredientes e jogar na panela e mexer e deu. Acabou. “Cozinhei”. É mais do que isso. É mais importante do que isso.

As pessoas falam que comida “de mãe” é temperada com amor. E isso, obviamente, não é literal. Tempero são coisas que colocamos na comida para mudar ou realçar o sabor. Por exemplo: orégano, alho, louro, salsa e outros temperos. Amor não é físico. É um sentimento. Amor é abstrato. Não é possível ralar um pouco de amor e colocar na pizza ou colocar no arroz e no feijão. Mas quando as pessoas dizem que a comida é temperada com amor, significa que ela foi preparada com carinho e com amor pela pessoa que estava cozinhando.

Por isso, para a maioria das pessoas, cozinhar é mais do que fazer comida. Mas tem um pequeno (pequeno) problema. Você precisa de tempo. Você precisa de tempo para cozinhar. E se você não tem tempo para cozinhar? O que você faz? … Exatamente, você pede comida. Você não tem tempo para cozinhar, você pega o telefone e liga para um restaurante e pede comida. 

Vamos para o tópico número 2:

Delivery de comida - Praticidade

Sim. Em Português também usamos a palavra “delivery”. Com essa pronúncia: “delivery”. O verbo “deliver” existe em Português. É o verbo “entregar” mas mesmo assim muitas empresas chamam esse serviço de entregar comida de “delivery”.

Quando a gente não tem tempo para cozinhar uma comida com carinho, com amor, com paciência o que a gente faz? A gente pede comida. 

Se você usa o telefone, a gente chama de “tele-entrega”. Tele-entrega é uma palavra estranha porque a entrega não é feita através do telefone. O pedido é feito através do telefone mas a entrega é feita de moto. Provavelmente.

Temos muitas opções. A gente pode ligar para um restaurante com o telefone. A gente pode pedir pelo WhatsApp. Pedir pelo site do restaurante. Ou usar um aplicativo de entrega para pedir a comida. Também dá pra buscar a comida no restaurante. Você pode dirigir e ir ao restaurante buscar a comida. Mas para buscar a comida você também precisa de tempo.

E tempo é um fator muito importante aqui. Para cozinhar em casa você precisa de tempo, lembra? Se você pede comida você economiza muito tempo porque você não precisa cozinhar.

Então pedir comida economiza tempo.

Mas essa “economia” é apenas de tempo. Porque geralmente quando a gente pede comida. Comida pronta. Ela é mais cara do que quando fazemos em casa.

Caro = muito dinheiro. Barato = pouco dinheiro.

Por exemplo: para fazer uma pizza em casa você gasta mais ou menos 20 ou 30 reais comprando todos os ingredientes da pizza. Para pedir uma pizza você gasta 50, 60, 70 ou mais dependendo da pizzaria e dos ingredientes. Ou seja, do sabor da pizza. Além disso, o serviço de entrega. A pessoa vem e entrega a pizza. Esse serviço também é cobrado. Você também paga pela entrega. Separadamente. A pizza + a entrega. Por exemplo 50 reais a pizza + 5 ou 10 reais de entrega.

Mas por que? São os mesmos ingredientes. A pizza em casa e a pizza da pizzaria. São os mesmos ingredientes. É pizza, certo? Sim, mas quando a gente pede pizza nós pagamos pela pizza e pelo serviço de fazer a pizza. O dinheiro paga os ingredientes da pizza e o trabalho dos cozinheiros envolvidos.

Por isso, normalmente, é muito mais caro comer pizza pronta. E normalmente é mais barato fazer a pizza em casa.

Claro que existem diferentes preços. Preços altos e preços baixos. Existem restaurante caros e chiques mas também existem restaurantes mais baratos e simples.

Mas mesmo se a gente comparar um restaurante simples e cozinhar em casa. Comprar os ingredientes e cozinhar em casa, geralmente sai mais barato. A gente gasta menos dinheiro.

Claro que quando a gente não cozinha, automaticamente, a gente tem mais tempo. A gente tem mais tempo para fazer outras coisas. Então pedir comida é mais prático do que cozinhar.

Então, parte 3.

Qual é a melhor opção? Cozinhar em casa ou pedir comida?

Vamos pensar. Se a gente pede comida pronta, a gente economiza tempo mas não economiza dinheiro.

Se a gente cozinha em casa a gente economiza dinheiro mas não economiza tempo.

Como decidir entre um e outro? Como?

É difícil dizer que uma opção é melhor do que a outra opção porque isso depende de dois fatores.

Tempo e dinheiro.

Eu acho que a maioria das pessoas tenta equilibrar (equilibrar) isso. Cozinhar 100% das vezes, para todas as refeições, todos os dias, exige muito tempo. Pedir comida 100% das vezes, sempre em todas as refeições, em todos os dias, exige muito dinheiro.

As pessoas geralmente equilibram isso. Como? Normalmente as pessoas cozinham em casa e comem comida caseira durante a semana. Segunda, terça, quarta, quinta, sexta = durante a semana. E no fim de semana (sábado e domingo), para descansar, pra relaxar e pra ter mais tempo livre, elas pedem comida ou comem em um restaurante.

No Brasil, comer fora também é sinônimo de comemoração. Por exemplo, aniversários, ou eventos importantes no trabalho, ou alguma coisa especial em família geralmente são comemoradas em um restaurante.

Esse equilíbrio é interessante porque as pessoas aproveitam o melhor dos dois lados. Comida caseira, feita com carinho e com amor mas também a praticidade de comer comida pronta e ter tempo.

Nesse momento, curiosamente, eu estou fazendo exatamente o contrário. Durante a semana eu trabalho muito. Eu dou muitas aulas então eu compro comida pronta e eu tehho mais tempo para trabalhar.

No fim de semana, (sábado e no domingo), eu geralmente cozinho, com calma,  relaxado, ouvindo música, conversando e cozinhando sem me preocupar com tempo. É uma coisa relaxante para mim. Eu adoro cozinhar mas eu não gosto de cozinhar durante a semana porque eu tenho muitas coisas para fazer. Eu gosto de cozinhar no fim de semana quando eu não estou pensando em “Meu Deus, eu não tenho tempo.”  

Por causa disso, eu preparo a comida com calma e com carinho temperada com amor. Eu prepararia a comida com preocupação e ansiedade se eu cozinhasse durante a semana. Por isso eu não cozinho.

E agora, como sempre, eu tenho perguntas pra ti!

Eu gostaria de saber três coisas.

Pergunta número 1 - Qual comida te lembra infância? Qual é a comida que te lembra (que traz memórias) de quando você era criança. Uma comida nostalgica.

Pergunta número 2 - Você cozinha ou pede comida? 

Pergunta número 3 - No teu país, pedir comida caro do que cozinhar em casa, como no Brasil?

Muito obrigado por ouvir esse podcast! Meu nome é Luan Machado esse foi esse foi episódio número nove do Teach Yourself Portuguese with Comprehensible Input.

Tchau tchau!