You can stream the episode on Spotify!

Or you can watch me recording the episode on YouTube.

(English subtitles available)

Use the player below to listen to the song that was used in this episode:

05 - Is the internet good or evil?


Aaaah... a internet! A internet… a internet é uma benção ou uma desgraça?

Oi gente! Meu nome é Luan Machado. Eu sou professor de Português como língua estrangeira e esse é o Comprehensible Portuguese Podcast - Portuguices. Ou melhor, Podcast de Português compreensível - Portuguices.

Seja bem-vindo, seja bem-vinda. 

Esse é o episódio número cinco depois de uma longa pausa. Mas agora eu tô de volta e pretendo continuar fazendo mais episódios. Hoje a gente vai conversar sobre a internet. Afinal, a internet é boa ou a internet é má? Continua ouvindo esse podcast e vamos descobrir!


Obviamente esse é um tema polêmico. Um tema que causa discussão e muita conversa. Mas por quê? Bom, existem pessoas que acham que a internet é incrível, maravilhosa, tudo de bom.  Mas, tem gente que acha que internet é terrível e traz mais malefícios do que benefícios. Pois é! Quem tá certo? Quem tá errado? Pra gente chegar a uma conclusão a gente precisa comparar os dois pontos de vista. Então vamos começar com o primeiro:


1 - A internet é tudo de bom!

As pessoas que tem essa opinião geralmente estão pensando nas coisas boas que dá pra fazer através da internet. Por exemplo, dá pra, sei lá, aprender um idioma através da internet, né? 

Eu acho que o acesso ao conhecimento é, com certeza, um ponto muito positivo. Uma pessoa (na internet) pode acessar qualquer coisa que esteja disponível na internet.

E além de conhecimento em forma de texto ou vídeo a internet também conecta pessoas. E dessa forma a gente pode “conhecer” pessoas sem sair de casa e a gente pode conversar com pessoas do mundo inteiro sem precisar viajar.

Usar a internet pra fazer compras também é muito conveniente. É mais rápido e muitas vezes mais barato comprar coisas pela internet, por exemplo.

Por causa dessa conexão, conveniência e velocidade a internet também cria muitas oportunidades. Vagas de emprego que não estão disponíveis na tua cidade, cursos que não existem onde tu mora e o acesso à arte e cultura de outros lugares.


2 - A internet é um monstro!

As pessoas que tem essa opinião geralmente tão pensando nas coisas ruins que acontecem na internet ou por causa da internet.

Eu acho que a primeira coisa é: privacidade. Ou melhor, a falta de privacidade. Dá pra expor a nossa opinião na internet mas também dá pra SE expor na internet.

Quando a gente se expõe na internet significa que a gente mostra muito sobre a nossa vida. Quem a gente é, onde a gente mora, do que a gente gosta, onde a gente vai e outras informações que podem ser usadas por empresas de publicidade pra fazer propagandas, por exemplo mas também podem ser usadas por outras pessoas.

Por outro lado, dá pra ser “anônimo” na internet ou pelo menos “low profile” e não se expor muito. Mas algumas pessoas também usam esse “anonimato” pra cometer crime na internet. Como por exemplo: criar e espalhar notícias falsas, as famosas fake news. Com a pronúncia do Português: "fake news".

Além disso, quantas vezes tu já começou a trabalhar e sem perceber, começou a fazer outra coisa como assistir um vídeo (como esse), ou responder uma pessoa no WhatsApp? E dá pra perder várias horas de um dia sem querer, por causa dessas distrações. Além de destrair a internet também pode viciar! Tem gente que PRECISA acessar um aplicativo e ver as notificações ou postar uma foto ou alguma coisa como se isso fosse uma necessidade.


No entanto, tem um terceiro ponto que também é bastante importante aqui:


3 - Nem todo mundo tem acesso à internet.

Deixando de lado os aspectos positivos e negativos da internet por um minuto a gente precisa lembrar que infelizmente não é todo mundo que tem acesso à internet.

No Brasil, segundo uma pesquisa, 75% da população tem acesso à internet. Mas tem países onde esse número cai pra menos de 10%. Só dez por cento! Principalmente no continente Africano. Em Moçambique, por exemplo, outro país onde também se fala Português esse número fica em 20%. É uma realidade muito triste, mas é uma realidade.


Bom.

Dá pra fazer muitas coisas boas na internet? Dá.

Dá pra fazer muitas coisas ruins na internet? Dá!

No fim das contas, o que define se a internet é boa ou ruim são os usuários, né? A responsabilidade pelas coisas que a gente faz na internet é nossa. Eu acredito que as vantagens superam as desvantagens e eu não estaria gravando esse podcast e vocês não estariam estudando Português comigo sem a internet.

Eu gostaria de encerrar esse episódio com três perguntas:

Pergunta 1 -

O que tu faz na internet hoje em dia? Qual é a utilidade da internet pra ti?

Pergunta 2 -

Quantas horas por dia tu usa internet?

Pergunta 3 -

De 0 a 10, o quão difícil seria viver sem internet pra ti?


Eu adoraria saber a tua opinião! Então... Tu pode dar as respostas lá no site www.portuguices.com.br ou no canal do YouTube também.

Muito obrigado mais uma vez por ouvir esse podcast, muito obrigado por me ouvir. Meu nome é Luan Machado. Esse foi o quinto episódio do Comprehensible Portuguese Podcast - Portuguices. Ou melhor, Podcast de Português Compreensível - Portuguices. Muito obrigado por ouvir, muito obrigado por assistir e te vejo no próximo episódio!

Tchau tchau!